Por que os filtros de óleo lubrificante colapsam em motores de combustão interna e o que fazer a respeito?

O que você verá neste conteúdo

INTRODUÇÃO

O filtro de óleo desempenha um papel crucial na manutenção e proteção do motor a gasolina. Ele é responsável por filtrar as impurezas e partículas presentes no óleo lubrificante, garantindo assim a qualidade do óleo que circula pelo motor (ver O PAPEL DO ÓLEO LUBRIFICANTE NO MOTOR no artigo Desgaste em peças de motores de combustão: Tudo que você precisa saber )

Existem diversas impurezas que podem contaminar o óleo do motor, tais como poeira, sujeira, resíduos de combustão, partículas metálicas resultantes do desgaste das peças internas do motor, entre outros. Se essas impurezas não forem filtradas, podem causar danos significativos ao motor.

COMO FUNCIONAM OS FILTROS DE LUBRIFICANTES DE MOTORES

O filtro de óleo é composto por um invólucro metálico ou plástico que contém um elemento filtrante. O elemento filtrante é o componente chave. Ele é projetado para reter as partículas indesejadas presentes no óleo enquanto permite que o óleo limpo passe. Existem diferentes tipos de elementos filtrantes, como papel especial ou tecido de malha de metal.

O funcionamento do filtro de óleo é relativamente simples. O óleo lubrificante é bombeado do cárter para o filtro e o óleo filtrado e limpo flui para as partes móveis do motor que requerem lubrificação (como rolamentos, pistões, árvores de comando etc.). À medida que o óleo flui através do filtro, as partículas sólidas e impurezas são capturadas pelo elemento filtrante, enquanto o óleo limpo lubrifica o motor.

COMO FUNCIONA A VÁLVULA DE BY-PASS

A maioria destes motores utiliza filtros de óleo lubrificante do tipo vazão total com válvula by-pass localizada entre a entrada e a saída do filtro.  Esta válvula é dimensionada para que o óleo lubrificante contorne o filtro (quando isto acontece o óleo não é filtrado) quando as restrições provocarem aumento da pressão até um valor pré-determinado.

O circuito de escoamento pela válvula by-pass assegura fluxo de óleo lubrificante para o motor de combustão interna Ciclo Diesel/Ciclo Otto 4T quando houver restrição de fluxo por obstrução do elemento filtrante ou pela elevada viscosidade do óleo lubrificante no momento de partidas a frio. Em geral, OEMs (fabricantes de equipamentos) dimensionam a abertura da válvula by-pass para pressões diferenciais em torno de 10 – 30 psid havendo, porém, os que optam por pressões diferenciais tão baixas quanto 4 psid ou tão altas quanto 75 psid. Outros fabricantes de motores optam por fixar a válvula no bloco.

Independente da opção escolhida pelo OEM, a filtração terá a mesma eficiência.

COLAPSO DOS FILTROS

 Filtros de óleo lubrificante são projetados para suportar pressões de trabalho significativamente maiores que as experimentadas em condições normais de operação e, usualmente, quando um tubo de centro ou elemento filtrante sofre colapso é devido ao travamento ou má operação da válvula by-pass.

Em alguns casos, a válvula reguladora de pressão da bomba de óleo lubrificante pode emperrar na posição fechada e provocar a elevação da pressão do fluxo de óleo lubrificante através do filtro. Muito embora esta condição possa ser de curta duração, ela é suficiente para colapsar o tubo de centro ou o elemento filtrante se a válvula by-pass falhar em abrir ou for incapaz de aliviar a Pressão Diferencial.

Existe, ainda, a possibilidade de partes internas do filtro sofrerem deslocamento físico e migrarem para o sistema de lubrificação junto com sujidades e contaminantes nele retidos prejudicando o escoamento do óleo.

O colapso de um filtro de óleo lubrificante pode não ocasionar danos imediatamente perceptíveis em motores de combustão interna, mas poderá levar à avaria catastrófica devido a um apresamento de êmbolo (s), biela (s), casquilho (s), etc.

CAUSAS DOS PROBLEMAS NA VÁLVULA BY-PASS E NA VÁLVULA REGULADORA DE PRESSÃO

O mau funcionamento destas válvulas pode ser ocasionado por:

  • Superfícies com elevada aderência causada por óleo lubrificante frio ou altamente viscoso;
  • Óleo lubrificante degradado por excessiva contaminação de água condensada, líquido refrigerante ou subprodutos de oxidação;
  • Negligência na periodicidade da drenagem do óleo lubrificante ou na substituição do filtro de óleo lubrificante;
  • Acúmulo de material particulado finamente dividido de origem carbonosa nas válvulas;
  • Elevação súbita de rotação no motor de combustão interna quando uma das situações anteriores estiver ocorrendo.

Quando o colapso do filtro de óleo lubrificante destes motores ocorre, é fundamental inspecionar a válvula by-pass, a válvula reguladora de pressão da bomba de óleo lubrificante e realizar revisão minuciosa no motor e do seu histórico de manutenção.

É importante seguir as recomendações do fabricante do veículo em relação aos intervalos de troca de óleo e substituição do filtro de óleo (em geral, é recomendado substituir o filtro a cada troca de óleo, que geralmente ocorre a cada 5.000 a 10.000 quilômetros). Essas recomendações são baseadas em testes e pesquisas para garantir a proteção adequada do motor.

A manutenção regular do filtro de óleo é vital para garantir a qualidade do óleo lubrificante e a proteção eficiente do motor. Um filtro de óleo bem mantido protege o motor contra desgaste excessivo e melhora a eficiência geral do veículo.